7 Formas de Poupar Dinheiro em Casa

Poupar Dinheiro em CasaEncontre diversas formas de poupar dinheiro na sua casa ou apartamento. Dicas simples para tornar a sua casa mais confortável e económica!

Existem muitas maneiras nas quais poderá poupar dinheiro a curto e longo prazo na sua moradia. É crucial estar atento a diferentes áreas da sua vivenda, para que possa melhor o seu conforto e levar a cabo várias melhorias, obras ou mudanças, que permitam adaptar e renovar os artigos existentes e que por sua vezes podem ajudar-lhe a poupar dinheiro. Deve ver estas pequenas mudanças como um investimento ao longo do tempo, que poderá gerar poupanças a longo prazo. Comece a colocar em prática estas dicas:

  1. Renovar o isolamento – Deve assegurar que o isolamento da sua casa está a funcionar e é eficiente. Terá que verificar os tetos, zonas de ventilação, janelas, portas e outras partes. Inclusive poderá melhorar vários materiais utilizados para isolamento acústico e térmico. Por exemplo, grande parte do calor gerado pela sua moradia sai através das suas janelas e portas.
  2. Ter um pequeno jardim cultivável – Se dispõe de um pequeno jardim ou de uma zona para plantar, poderá poupar dinheiro todas as semanas ao criar a sua pequena horta. Não necessitará de muito espaço e poderá plantar tomates, plantas aromáticas, entre outras coisas. Esta pequena horta fará com que poupe muito dinheiro a longo prazo.
  3. Usar energia eficientemente – Se quer poupar dinheiro a sua casa, é fundamental ser eficiente em termos energéticos. Para reduzir o gasto de eletricidade e do gás, deve instalar lâmpadas mais económicas ou tomar banho mais rápido.
  4. Substituir os eletrodomésticos velhos – É possível poupar dinheiro com a substituição de eletrodomésticos antigos por eletrodomésticos novos, mais eficientes e amigos do ambiente. Os artigos antigos consumem muito mais energia e são menos eficientes.
  5. Vender artigos antigos – Poderá fazer uma lista com várias coisas que já não usa e que não tenha um apreço especial. Poderá vender essas coisas através de vários sites de venda de artigos usados (como o OLX, Custo Justo e outros sites) para conseguir recuperar algum do dinheiro gasto a comprar esses artigos.
  6. Refinanciar a hipoteca – Se está com problemas a pagar hipoteca ou simplesmente quer conseguir uma maior poupança no momento de pagar o crédito à habitação, recomendamos que comece por renegociar a sua dívida hipotecária. Compare diferentes condições que são oferecidas pelas entidades bancárias e escolha a que tenha a taxa de juro mais baixa para o mesmo período de pagamento. Se vai mudar de instituição bancária, é importante que verifique se não existem penalizações ou custos extra. Deste modo, poderá conseguir poupar dinheiro.
  7. Resolver pequenos problemas na casa – Antes de ter problemas graves na sua habitação, é importante começar por reparar pequenos problemas que tenha em casa. Tente reparar o máximo de problemas, como pequenos buracos, humidade, etc. Mais vale prevenir que remediar. Pode parecer que esses problemas não são nada, mas no futuro poderão criar um grave “problema” na sua carteira.