Pagar IMI em três prestações

Dicas para aliviar o pagamento do IMISaiba como é possível pagar o IMI em três prestações. Aproveite para dividir o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis em três meses para ficar mais fácil de pagar. Conheça como funciona.

Com a subida exagerada do Imposto Municipal sobre Imóveis, de forma a beneficiar as câmaras municipais a conseguirem sacar ainda mais dinheiro dos contribuintes, para pagar dívidas que foram contraídas sem muita utilidade para os residentes ou sem retorno financeiro viável, muitos proprietários de imóveis viram as suas casas e apartamentos serem avaliadas em valores absurdos. Por isso, se você não conseguiu travar a subida do IMI e está a ser obrigado a pagar o novo valor que foi calculado pelas Finanças através do Google Maps, é importante calcular o IMI a pagar no próximo ano para estar preparado. Continue lendo para saber o valor a pagar e como é feito o pagamento em prestações.

De forma a ajudar os proprietários de imóveis a saber o dinheiro que vão ter que pagar na próximo ano pelo IMI, o Casas e Terrenos disponibiliza o simulador do IMI 2013, onde poderá simular, de acordo com os dados do seu imóvel, a quantia a pagar de Imposto Municipal sobre Imóveis. Claro, que poderá pedir uma nova reavalição ao imóvel e usar diversos mecanismos para travar a subido, como temos vindo apresentando aqui.

Se, em último recurso, você for obrigado a pagar esse valor absurdo de IMI pelo seu imóvel, poderá fazê-lo, no máximo, em até 3 prestações. Esta medida está inscrita no Orçamento de 2013, e tem as seguintes condições:

  • Se o valor a pagar for inferior ou igual a 250 euros, o imposto só pode ser pago numa prestação, em novembro.
  • Se o valor a pagar for superior a 250 euros, mas inferior a 500 euros, o imposto pode ser pago em duas prestações, em abril e novembro.
  • Se o valor a pagar for superior a 500 euros, o imposto pode ser pago em três prestações, em abril, julho e novembro.

Agora, só resta esperar que as câmaras municipais sigam o exemplo de Lisboa e de outras autarquias menos gastadoras, e comecem a reduzir os impostos para os seus moradores. Ou por outro lado, as finanças aumentem o prazo de pagamento do IMI.

Artigo classificado como:

  • google carta para pagar duas prestações
  • imi em tres prestações