Nova Lei das Rendas – Guia Senhorios

Nova Lei das Rendas - Guia SenhoriosDescubra o tudo o que muda na nova lei das rendas, também conhecida por lei do arrendamento. Encontre no guia criado especificamente para senhorios todas as novas alterações. Fique preparado para tudo que muda no fim de 2012.

O site de notícias Dinheiro Vivo em parceria com a reputada sociedade de advogados PLMJ criou um guia com perguntas e respostas comuns, por parte dos senhorios, que permite passar a conhecer melhor as novas alterações, para que você esteja preparado, para não ter problemas no futuro e conhecer o que vai mudar.

Neste guia para senhorios você poderá encontrar as respostas às seguintes perguntas:

  1. Tenho no mesmo prédio dois apartamentos: um inquilino paga 50 euros, o outro 500 porque o primeiro tem um contrato antigo. Como posso equilibrar o valor das rendas?
  2. Se não chegar a acordo com o inquilino para uma actualização da renda vou ter de lhe pagar uma indemnização? E se não tiver condições para a pagar?
  3. O meu apartamento precisa de obras, mas o inquilino paga uma renda baixa e não quer que a aumente mesmo depois das obras. O que posso fazer? Sou obrigado a realojá-lo? A manter o vínculo com ele?
  4. O meu inquilino alega que não tem rendimentos para assegurar um aumento de renda. Vou ter de continuar a “financiar” a habitação dele? Por quanto tempo?
  5. Tenho um inquilino que não paga a renda há mais de seis meses e recusa-se a sair. Os processos em tribunal vão ser mais rápidos?
  6. Um prédio ou apartamento muito degradado tem um regime especial no caso de despejos?
  7. Tenho uma casa fechada que não arrendo porque não tenho confiança no mercado. Vou pagar mais de IMI? É considerada devoluta?
  8. Vai haver uma maior fiscalização para apanhar senhorios que não passem recibos. Quais as multas previstas?
  9. Como vai funcionar o seguro de renda? Vou ter de o pagar? Isso não vai refletir-se na renda que vou pedir aos meus inquilinos?
  10. Tenho um armazém arrendado a uma empresa que está em dificuldades e deixou de pagar a renda. O que posso fazer?
  11. Há alguma exceção para as empresas como há para as pessoas?

Pode aceder ao guia da sociedade de advogados PLMJ com as respostas a todas as questões relacionadas com a atualização da lei de arrendamento urbano através do endereço http://goo.gl/rYocB.