Impostos a Pagar em Lisboa 2013

Custo de vida em LisboaSaiba quais são os impostos que tem que pagar na cidade de Lisboa em 2013. Prepare-se antes de mudar de cidade. Descubra quanto dinheiro vai gastar em impostos na capital.

Para viver em qualquer cidade é necessário pagar os impostos definidos pela autarquia local, e Lisboa não é excepção. Contudo, existem boas razões para continuar a viver em Lisboa pois, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou diversas medidas de redução dos impostos para os lisboetas. Sem contar, que também vão ser aplicados incentivos ao mercado de arrendamento. No total, estas medidas vão fazer com que os residentes na capital portuguesa possam poupar cerca de 60 milhões de euros. Continue lendo, para conhecer melhor quais são as alterações dos impostos em 2013.

  • IRS – Em vez da autarquia ficar com 5% do IRS dos contribuintes locais, vai passar a receber metade – os 2,5%.
  • Taxa de IMI – O valor do IMI a pagar vai variar entre os 0,5% e os 0,8% para os imóveis não avaliados e entre os 0,3% e 0,5% para os imóveis já avaliados pelas Finanças segundo as novas regras.

  • Mercado de Arrendamento – Os proprietários de vários imóveis disponíveis no mercado de arrendamento terão direito a 20% de desconto em vez dos 10% anteriores. Esta medida visa incentivar o arrendamento imobiliário na capital portuguesa.
  • Derrama estadual – A Câmara Municipal vai isentar as empresas mais pequenas do pagamento da derrama. Assim, os negócios com menos de 150 mil euros de faturação não vão pagar a taxa. As restantes empresas vão pagar 1,5% sobre o seu lucro tributável.