Conselhos para Renegociar a Hipoteca com o Banco

Renegociar a Hipoteca com o BancoSaiba como pode renegociar a sua hipoteca com o banco. É normal que depois de alguns anos as condições económicas mudem, algumas vezes para pior. Nesses casos é importante conhecer quais as ferramentas com que pode contar para solicitar uma modificação no empréstimo ou renda mensal, por exemplo.

Porque deve negociar com a entidade financeira ou banco? Um aforismo diz que quando alguém não pode pagar a sua hipoteca, o banco tem um problema normal, mas se milhares de pessoas não forem capazes de fazer face às dívidas ao banco, então o banco ficará com problemas muito graves.

Nestes tempos de crise, as instituições de crédito não se podem dar ao luxo de andar a penhorar casas, pois necessitam de dinheiro fresco, sem contar que só têm lucro quando continuam a receber os pagamentos do crédito habitação até o empréstimo estar pago na totalidade.

Daí, é importante manter esta premissa para o credor, quando está a solicitar uma renegociação da dívida, sabendo que o banco não pode rejeitar os seus pedidos, por isso você está numa boa posição para negociar.

Assim como o valor mensal pago foi fixado em função do seu dinheiro disponível na época, assim deve continuar a ter em conta o dinheiro que tem disponível. Se sofreu uma quebra no valor quem tem à sua disposição, então é tempo também de diminuir o valor mensal do empréstimo, nem que seja apenas por alguns anos de carência, até que tenha a sua situação financeira novamente saudável.

Para terminar, gostaríamos de lembrar que é possível refinanciar a sua hipoteca, pois também o banco está interessado em que continue a pagar o empréstimo. Para isso é indispensável planear um valor mensal realista, que satisfaça ambos as partes.