Conheça as Dicas para Baixar o Valor do IMI

Conheça várias dicas para baixar o valor do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). Este imposto sobre imóveis está cada vez a ficar mais caro e insuportável para as famílias portuguesas.

Se está farto de pagar uma quantia alta todos os anos pelo IMI, você deve pedir uma reavaliação do seu imóvel com o objetivo de baixar o valor anual. Todas as casas anteriores a 2003 estão a ser reavaliadas pelas finanças, pelo que se adquiriu casa antes de 2003 o mais certo é que irá pagar muito mais IMI em 2013. Para saber se fica isento do pagamento deste imposto sobre imóveis, deve ir a uma repartição de finanças para saber se o seu imóvel está livre ou não deste pagamento. Também pode verificar na caderneta predial o valor do imóvel.

Para pedir uma reavaliação por parte das finanças, a sua casa tem que ter 2, 8, 15, 25, 40, 50 ou 60 anos. Se estiver entre esses anos o mais provável é que já tenha sido atualizada para o valor mais recente. Por isso, só deve fazer exatamente quando o seu imóvel tiver uma dessas “idades”.

Como baixar o IMI

  • Todas as casas com mais de 100 m2 podem ter um desconto de 5 a 15% no IMI (aplicável apenas a casas compradas antes de 2007).
  • Pedir para reavaliarem a casa ao entregar o modelo 1 de IMI. No entanto, deve perguntar antes se vale a pena pedir a nova avaliação, pois o valor do imposto pode ficar igual ou subir.
  • Prédios urbanos com foram alvo de reabilitação urbanística podem beneficiar de desconto pelo período de dois anos, a conta do ano de emissão da licença camarária

Como é feito o Cálculo do IMI?

O cálculo do valor a pagar pelo proprietário do imóvel todos os anos é feito através da fórmula:

  • Valor por m2 do imóvel (definido pelas Finanças) x m2 imóvel x tipo de utilização x valor da localização x qualidade e conforto x idade da casa (coeficiente de vetustez)