Como travar subida do IMI

Subida IMI Imposto Muncipal ImóveisSaiba como travar a subida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Descubra diversas dicas para evitar pagar mais IMI este ano. Fique preparado para as alterações do valor patrimonial da sua casa.

Com as novas atualizações do IMI em Portugal, está a aparecer cada vez mais proprietários em que o Imposto Municipal sobre Imóveis aumentou mais de 150% em comparação com o valor pago no ano anterior, tudo isto porque o valor patrimonial foi atualizado de forma errada, beneficiando a autarquia em questão.

A forma mais eficaz de travar a subida do IMI é através da retificação do valor patrimonial da sua casa. Com esta medida ainda poderá fazer baixar o IMI e ainda poupar dinheiro. Para isso, tem que reclamar num prazo de 30 dias depois de receber o aviso das Finanças com o novo valor patrimonial tributário (VPT).

Para fazer a reclamação do VPT é necessário pagar 204 euros, que apenas não serão cobrados se o VPT descer na segunda avaliação. Nesta lista, estão áreas e a idade do prédio ou coeficiente de localização, que pode ser consultado em www.efinancas.gov.pt.

No caso de já ter a casa avaliada com o novo IMI, pode tentar baixar o VPT através de um pedido de atualização, que é totalmente gratuito. No entanto, só poderá fazê-lo depois de decorrido mais de três anos sobre a compra do imóvel. Esta atualização vai fazer baixar o imposto se comprou a casa entre 2006 e 2008. Mas, antes de avançar sugerimos que visite o site da AT e faça uma simulação.