Como se efectua o levantamento da Hipoteca

Saiba como se efectua o levantamento de uma Hipoteca. Não basta o cancelamento de um empréstimo hipotecário para que o imóvel fique livre, devendo seguir uma série de trâmites diante do credor e o notário.

Se é um dos sortudos que está a chegar ao fim do pagamento do crédito habitação, então é importante saber exactamente como pode levantar uma hipoteca e quais são os passos que deve seguir, segundo os especialistas em imóveis e finanças.

Porque é importante?

Para que exista uma hipoteca não basta que o banco tenha entregue o dinheiro, sem que o documento que contém o contrato seja registado, ou pelo contrário, diga que a garantia carecerá de validade.

De uma forma simétrica, para por fim à hipoteca não é suficiente que tenha sido cancelado a dívida, deve ser feita uma declaração expressa pelo banco, que por sua vez deve ser autenticada.

Sem este registo de cancelamento, não será possível que alguém aceite comprar o bem, e dificultará novos empréstimos sobre o mesmo.

Como fazer o levantamento?

Tem que seguir certos passos para cancelar uma hipoteca, que explicamos de seguida:

  • Quando terminou de amortizar um empréstimo hipotecário, deve solicitar uma carta de pagamento da hipoteca ao banco, e levar ao notário para que seja preparado um documento de cancelamento hipotecário, que deve ser assinado pelo gerente do banco.
  • Um vez concedida a escritura, deve levar o registo de propriedade correspondente, já que seja directamente ou através de um gestor. Tudo isso tem um certo custo, em termos basicamente de taxas que cobra o notário e o registo civil, que podem rondar entre os 300 e 900 euros, dependendo do serviço escolhido.
  • Este trâmite não deve ser adiado, pois em alguns casos pode levar até 6 meses. Por outro lado, se o banco tiver um acidente ou falir, o procedimento pode ser mais complicado e demorar mais tempo. Por sua vez, se o credor foi-se, isto é, a pessoa faleceu, tem que solicitar a libertação aos seus herdeiros, o que em alguns casos pode estender o tempo necessário para a execução do levantamento da hipoteca.

O cancelamento do crédito habitação implica também o seu levamento diante do registo hipotecário, para que surta todos os efeitos legais, embora trate-se de um trâmite sensível, não fazer pode significar problemas no futuro, por isso não vale a pena esquecer destas coisas importantes.

Artigo classificado como:

  • cartorio notarial fim credito habitacao
  • que documentos preciso para cancelamento de hipoteca