Como aderir ao leilão de eletricidade

Adira ao leilão de eletricidade para pagar menos dinheiroSaiba como aderir ao leilão de eletricidade em menos de 5 minutos. Descubra todos os passos necessários. Perguntas mais frequentes de quem quer fazer a sua adesão ao leilão.

O processo de adesão ao leilão da eletricidade é um pouco confuso e existem diversos entraves e exclusões, pelo que, se estiver interessado em poupar dinheiro em energia elétrica, é importante você saber como este leilão funciona, para poder pagar menos no consumo de luz todos os meses. Graças ao mercado liberalizado no Continente, agora é possível você escolher qual é a empresa que lhe fornece electricidade. Até ao dia 30 de abril de 2013 é possível se inscrever neste leilão, para ter direito a preços mais baixos na eletricidade. Continue lendo para aceder ao guia completo de adesão ao leilão.

Guia de Adesão ao leilão de eletricidade

A inscrição no leilão é feita através do site www.paguemenosluz.pt, onde você tem que preencher todos os campos e concluir a inscrição. É importante que você preencha também os dados sobre o seu contrato em vigor, assim como a potência contratada, o tipo de tarifário (simples, bi-horário ou tri-horário), os consumos, o fornecedor atual, entre outras informações úteis. Estes dados são importantes para poder receber uma boa proposta por parte da DECO.

Este leilão está aberto a todos os consumidores particulares, que residam no Continente e tenham uma potência máxima contratada até 20,7 kVA. Para se inscrever deve preencher o formulário até ao dia 30 de abril de 2013. Depois, com base na informação fornecida, a DECO calcula a despesa com a eletricidade e vai informá-lo sobre a poupança que poderá obter com a proposta de tarifa dada pelo fornecedor que vencer o leilão. Esta associação irá começar a contactar os consumidores, com o resultado do leilões e as informações personalizadas a partir do dia 15 de maio. Após essa data, o consumidor deve aceitar ou recusar a proposta até ao dia 30 de junho de 2013.

Você não é obrigado a mudar de fornecedor de energia, no entanto ao receber a proposta você deve dar a sua resposta. No caso de ter vários imóveis, é necessário fazer a inscrição para cada um dos imóveis.

A proposta apresentada a cada consumidor pela DECO, tem como base a informação prestada pelo consumidor. Com base na tarifa atual, a DECO calcula quanto o consumidor iria pagar nos 12 meses após o leilão e compara o valor caso você escolhesse a tarifa vencedora. Daí, é importante preencher o formulário com todos os dados.

Caso esteja interessado em mudar e fizer a inscrição no leilão, você irá receber um email após o leilão com a sua oferta. Basta seguir os passos indicados, fornecer os seus dados pessoais e enviar o pedido. O novo fornecedor é responsável pelo processo de transferência de operador e comunicação da data de entrada em vigor do novo contrato.

Qualquer dúvida que você tenha, pode colocar diretamente através do serviço de informação da DECO, de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 18h, através do telefone 808 780 050 ou 218 410 890.