casA+ – Simulador de Eficiência Energética em Edifícios

Classificação Eficiência EnergéticaAceda ao simulador de Eficiência Energética em edifícios para saber qual é a eficiência da sua habitação. Descubra quais são os melhores materiais para a sua casa!

Hoje em dia a eficiência energética das habitações é um aspeto bastante importante, não só porque uma habitação com uma boa classificação energética pode ajudar-lhe a reduzir os custos com aquecimento, cobertores e eletricidade, mas também a valorizar em geral o seu imóvel. Com a nova lei aprovada pelo Governo, é obrigatório ter o Certificado de Eficiência Energética do Edifício aquando da venda ou aluguer do imóvel. Continue lendo para saber como aceder gratuitamente ao simulador de eficiência energética e como utilizar.

Certificado de Eficiência Energética

O Simulador de Eficiência Energética casA+ é um simulador online disponibilizado pela Agência para a Energia (ADENE) em parceria com a DECO. Através deste simulador é possível simular e ter uma ideia sobre qual será a classificação da sua habitação, de acordo com a sua localização, tipo de habitação, materiais utilizados na sua construção e os equipamentos.

O simulador é bastante fácil de utilizar e em menos de 5 minutos é possível obter o resultado final. Esta classificação serve apenas para conhecer qual será o valor que poderá obter no Certificado Energético, no entanto não serve como um valor real, é apenas uma estimativa.

Simulador de Eficiência Energética ADENE e DECO

Simulador de Eficiência Energética ADENE e DECO

Se pretende vender ou alugar a sua habitação é necessário que possua um Certificado de Eficiência Energética, onde é apresentado a classificação do imóvel, de acordo com vários aspetos importantes, de forma a que o comprador ou inquilino tenha uma ideia geral sobre o imóvel que está a comprar ou a alugar.

Este Certificado é útil porque permite comparar o desempenho energético entre diferentes imóveis, de forma a ajudar na escolha de uma habitação eficiência, para que no futuro não tenha que gastar fortunas em aquecimento, eletricidade, entre outros gastos. Este Certificado apresenta um valor entre A e G, sendo que a classe A apresenta uma maior eficiência energética e G uma menor eficiência energética.