Calcular valor da nova renda da Casa

Calculadora online rendasSaiba como calcular o novo valor da renda da sua casa ou apartamento. Descubra através do simulador de rendas, o novo preço a pagar. Prepare-se para a mudança!

Depois de ter entrado em vigor a nova lei do arrendamento, a 12 de novembro de 2012, aos poucos está a ser feita a transição dos valores para a nova lei. Para tornar mais fácil todo este processo, o portal de habitação lançou um novo simulador para que os senhorios e inquilinos consigam calcular o valor das novas rendas – de acordo com a nova lei. Assim, poderá ficar a saber quanto tem a pagar todos os meses e também o montante de retroativos. Em alguns casos, é necessário a entrega de provas de carência económica, que podem ser pedidas nas Finanças, de forma a proteger os inquilinos contra a subida da renda para valores mais elevados durante o período transitório, que é de cinco anos. Continue lendo para saber como funciona, os limites e os documentos necessários.

Simulador Nova Lei do Arrendamento

O valor que vai definir o aumento da renda é o Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC), que deve ser pedido nas Finanças antes de ser acordado o valor da renda entre o inquilino e o proprietário do imóvel. Lembre-se que, para quem ganha até 500 euros, a renda não pode ser superior a 50 euros. Já para quem recebe entre 500 e 1500 euros, a renda não poderá ultrapassar os 250 euros máximos, e para quem ganhe entre 1500 euros e 2829 o valor não pode ir além dos 707,25 euros.

No total, as Finanças entregaram mais de 27 mil documentos aos inquilinos, com o comprovativo do RABC, que será utilizado para determinar a nova renda e também os retroativos que devem ser pagos, desde o momento em que o proprietário optou por invocar os rendimentos. Esta nova lei do arrendamento urbano inclui também um limite previsto, de forma a suavizar também o efeito de retroatividade.

O aumento da renda tem um limite máximo, sendo que não pode ultrapassar a metade do valor mensal da renda. As duas partes têm que estar de acordo, no entanto, caso uma das partes não responda em 30 dias ao aumento de renda, esse valor será definido como o valor da renda a pagar nas próximas mensalidades. Por isso, fique atento e responda sempre dentro do tempo limite.

Aceda ao site http://www.portaldahabitacao.pt/pt/nrau/home/index.jsp para usar o simulador para simular o valor da renda de acordo com a lei de arrendamento atualmente em vigor.